Descubra por que a nutrição de leads é fundamental para a sua empresa

Descubra por que a nutrição de leads é fundamental para a sua empresa

Gerar leads certamente é essencial para o seu negócio e, se você acompanha o nosso blog, provavelmente já está trabalhando nisso. Mas acontece que todos nós sabemos que não é nada fácil transformar estes contatos em clientes, já que na grande maioria das vezes estes leads ainda não estão prontas para comprar ou não possuem interesse no seu produto/serviço naquele momento.

Nessa hora, o ideal é mobilizar todo o seu time de vendas e correr atrás de todos esses prospects, certo? Bem, se quiser causar um tremendo mal estar com o time de vendas, essa é realmente uma boa opção. Mas caso queira tornar sua empresa mais eficiente, certamente a melhor aposta seria a nutrição de leads.

Mas o que é nutrição de leads?

Em resumo, a nutrição de Leads é um processo automatizado que tem como objetivo educar e criar um relacionamento com este novo contato enquanto tenta levá-lo a diante no funil de vendas.

Além disso, ao realizar uma nutrição de leads bem feita, é possível obter cada vez mais dados relevantes durante o processo, ajudando a melhorar a qualidade dos negócios realizados pelo seu time comercial, não só evitando que gastem seu tempo abordando leads que ainda não estão qualificadas, mas também dando a eles mais informações para trabalhar naquela venda.

Os benefícios da nutrição de leads

Além dos benefícios já citados, podemos destacar inúmeros outros, como:

Otimiza o tempo do seu departamento: Por ser automatizada, uma vez finalizada a estratégia da nutrição, o seu departamento não precisa mais se preocupar com ela.

As mensagens são feitas para as pessoas certas no momento certo: Os emails acabam sendo extremamente segmentados, tendo relação direta com o que despertou o interesse da lead.

Aumenta o contato com a empresa: Ao enviar uma série de emails relacionados dentro de um determinado espaço de tempo, a empresa se torna mais presente para a pessoa, fazendo com que seja construído um relacionamento.

Gera melhores oportunidades: Por se tratar de uma sequência de emails educativos e com informações relevantes, ao final do processo é de se esperar uma lead mais madura e já direcionada para a fase de compra.

Facilita o processo de vendas: Não só as leads estarão mais preparadas, como os vendedores também. Ao longo do processo, é natural solicitar e obter cada vez mais informações relevantes sobre o contato para, ao final, serem repassadas ao time comercial, fazendo com que consigam explicar melhor porque possuem a solução mais indicada.

Testar para obter resultados cada vez melhores: Ao realizar a nutrição de leads, é possível ver o que está ou não dando certo para aprimorar cada vez mais a estratégia.

Como fazer uma nutrição de leads?

Determine o objetivo: Ao final do fluxo, a lead deve estar pronta para realizar uma ação determinada por você — seja entrar em contato com o vendedor, solicitar um orçamento ou até mesmo pedir um Trial do seu produto.

Defina a persona: Quais são os problemas vividos por essa persona? O que ela espera resolver? Como você pode ajudá-la nisso?

Estruture o conteúdo: Bom, se esta pessoa tem um problema a ser resolvido, você precisa dar a ela o que ela quer. Portanto, separe os conteúdos que julgar relevante e estruture-os seguindo a jornada deste cliente, tendo sempre em mente que um conteúdo deve levar a outro que se encontra em outro estágio do funil.

Defina a linha do tempo: Estes emails sequenciais devem ser enviados em um espaço de tempo definido por você. Por exemplo, após baixar uma oferta, a lead receberá o primeiro email após o evento; o segundo, dois dias depois; o terceiro, quatro dias após o primeiro email; e o quarto sete dias após o primeiro email. Vale ressaltar que não existe intervalo ideal, ele deve ser descoberto após analisar o que mais funciona para a sua empresa.

Agora que já sabe o que é e quais as vantagens de uma nutrição de leads, é só colocar em prática. Tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer gerar leads para sua empresa? Nós podemos te ajudar. Fale com um consultor aqui. 

Share Button

Deixe um Comentário

Comentário

Artigos Relacionados