Entenda o conceito de “Ecossistema de Conteúdo”

Entenda o conceito de “Ecossistema de Conteúdo”

Já é um consenso de que a Internet veio para democratizar a informação. De acordo com a TIC Domicílios, do  Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), 32,3 milhões de lares brasileiros estavam conectados em 2014, o que totaliza, aproximadamente, 50% dos lares no Brasil. Com isso, veio a mudança de paradigmas para divulgação de produtos e serviços, lançando uma alternativa à lógica de interrupção da publicidade tradicional.

Acessível para grandes, médios e pequenos negócios, o Marketing de Conteúdo atrai o público pelos interesses que ele possui. Um dos conceitos bastante explorados nesse campo é o que chamamos de Ecossistema de Conteúdo. Mas você sabe o que significa este conceito e o que ele pode fazer pelas ações de comunicação da sua empresa? A gente explica!

Afinal, qual é a função do Ecossistema de Conteúdo?

A Comunicação Integrada envolve a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, integrando-as para que a mensagem seja propagada de maneira concisa e uniforme. Dentro deste processo, desenvolvemos o ecossistema de conteúdo, unindo plataformas e ferramentas de marketing para a geração de um conteúdo sinérgico. Para isto, lançamos mão de diversos recursos: email marketing, social media, blogs, etc. Mas como funciona a criação de uma campanha integrada de marketing?

Passo a passo para criação de uma campanha integrada de marketing

Tenha um entendimento claro sobre o seu público-alvo

Para cativar o seu público, é preciso entender a rotina e os hábitos culturais dele. É muito importante levantar informações demográficas e psicográficas (atitudes, interesses e comportamentos) através de pesquisas, técnicas de monitoramento social e questionários, para que assim haja entendimento das ligações emocionais entre o público e a sua marca.

Escolha canais

Uma ideia bastante difundida entre profissionais de comunicação é a de que você precisa estar em todas os canais de comunicação para alcançar a maior variedade de públicos possível. Bom, isso não é bem verdade. O que você precisa ter em mente é o esforço de encontrar um canal que ajude a sua organização a alcançar os seus objetivos. Pense nas fraquezas e nos potenciais de cada canal, e escolha criteriosamente aqueles que poderão ajudá-lo na missão de alcançar o seu público da maneira mais eficiente! Quer uma dica? Veja as nossas dicas para criação de uma fanpage de sucesso para a sua empresa!

Cuide do seu visual

A identidade visual de uma empresa é importante para que ela seja facilmente reconhecida. Por isto, preocupe-se em criar uma identidade consistente para a sua organização, que a associe aos valores que ela prega e aos objetivos dela no mercado. Além disso, preocupe-se em garantir que esta identidade visual esteja presente em todos os canais de comunicação da sua empresa.

Criação de conteúdo claro e consistente

A comunicação de sua marca deve ser clara, sem frases confusas ou recursos que permitam interpretações ambíguas — a menos que essa seja a sua intenção! Além disso, preocupe-se em oferecer um conteúdo cativante e convidativo para os seus leads. Na internet, as informações são encontradas através de diversos canais—- smartphones, tablets, computadores, etc. Por isso, o conteúdo deve ser adaptável a estas mídias: daí a necessidade de um design responsivo.

O Marketing de Conteúdo é uma das principais ferramentas para atração e educação de leads. Através do funil de vendas, é possível pensar em atrativos para cada estágio de compra do seu produto ou serviço. E não se deixe levar pelo senso comum: Marketing de Conteúdo e propaganda tradicional coexistem! Para entender melhor a importância do conteúdo para a sua organização, leia o nosso post especial sobre o assunto aqui.

Assegure a integração de suas ações

Tenha certeza de que cada elemento da sua campanha de marketing dirija o seu público para os seus canais. Faça com que seu público se conecte a você.  Uma dica importante é usar as mesmas palavras-chave e frases em suas ações integradas de marketing, para que associações sejam feitas mais facilmente.

Sincronia entre os times

Se você tem diversos membros do time trabalhando em ações integradas de marketing com um mesmo objetivo, facilite encontros entre eles e assegure que todos tenham entendimento do processo. Da mesma forma, se há diferentes agências trabalhando em uma mesma ação, designe a alguém a tarefa de coordenar os esforços de todos, para garantir que a sua marca tenha mensagens consistentes em todos os canais.

Mensure resultados

Um dos aspectos mais importantes de uma campanha, mais especificamente de uma campanha integrada, é analisar os resultados através de ferramentas apropriadas. Somente assim você saberá se as suas ações estão atingindo os públicos certos, gerando resultados e mensurando os retornos de seus investimentos.

O Ecossistema de Conteúdo não só é uma estratégia acessível para a divulgação dos produtos e serviços de sua organização como também possui grande alcance e retornos mensuráveis. Que tal adotar essas estratégias de marketing integradas na sua empresa? Deixe seu comentário!

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