Fluxo de visitas: saiba quais são os horários nobres para postagens nas mídias sociais

Fluxo de visitas: saiba quais são os horários nobres para postagens nas mídias sociais

Para o profissional da comunicação é de grande importância estar sempre atento as mudanças no cenário das mídias sociais, em âmbito nacional e mundial.Saber quais mídias estão em declínio, quais estão em ascensão e se alguma nova mídia está surgindo de forma rápida e impactante. Estes são alguns dos deveres de qualquer social media e desenvolvedor de conteúdo.

Outro ponto importante: você que desenvolve conteúdo, sabe o melhor horário para publicar seu material na web? Pois deveria. Este também é um fator de constante mudança, por isso a plataforma online Scup fez um levantamento de postagens em redes sociais ao longo do ano de 2014.

O Facebook, rede social mais utilizada no mundo, recebeu cerca de 86,5 milhões de postagens durante o ano passado, uma média de 237 mil postagens por dia, cerca de dez mil por hora. Mas a maioria das publicações se concentra em determinados horários e dias. Uma mudança sentida no estudo foi a baixa no fluxo de postagens durante o final  de semana.

Horário nobre

Terças e quartas-feira foram responsáveis pelos picos de postagens, concentrando cerca de 16% do total, cada. Sábados e domingos somaram pouco mais de 11% cada, no comparativo semanal. Sextas-feiras foram os dias menos movimentados. Conclusão: Conteúdos devem ser postados durante a semana para render melhores resultados.

Com mais de 800 mil postagens no horário de almoço da quarta – entre as 11h e o meio dia – o período se tornou o mais rentável, com um fluxo maior de usuários online e ativos. Outra rede social estudada, o Twitter, manteve a mesma tendência. Com mais de 78 milhões de publicações, foi a segunda rede social mais movimentada do ano, pelo estudo.

No mini blog com postagens em 140 caracteres, a quarta também foi preferência dos usuários, com mais de 15% do total – seguido de perto por quinta e terça-feira, seguintes no ranking.

Apesar de um movimento relativamente alto nos finais de semana em horários de futebol – sábado a partir das 19h e domingos a partir das 16h – os finais de semana somam pouco mais de 25% do total, divididos em 12,6% para cada dia. Se pensarmos como um todo, um quarto das 78 milhões de postagens foram geradas no sábado e domingo. Todavia, terça, quarta e quinta foram responsáveis por mais de 45%, ou seja, 35,1 milhões de tweets.

Independente de qual for a rede social, os horários de maior movimento continuam sendo durante a noite, entre as 20h e as 23h – em exceto pelas quartas feiras no Facebook, quando o horário do almoço supera o período noturno.

Mesmo com apenas 5 milhões de publicações, o Instagram foi a rede social que teve maior alta em comparação ao ano anterior – 235%. Esta mídia foi na contracorrente das demais, mantendo o perfil de rede mais ativa aos finais de semana. O sábado foi o dia mais movimentado no Instagram em 2014, com um fluxo alto de postagens a partir do meio dia até as 22h.

O estudo do Scup monitorou mais de 170 milhões de postagens durante o ano, classificando em horários e dias. O Facebook foi responsável por mais da metade das publicações, enquanto o Instagram participou de pouco mais de 3% do total – o Twitter foi dono do restante.

Desafio é ser relevante

Em comparação a 2013, o número de postagens teve uma alta de 96%. Ou seja, os feeds de notícias estão cada vez mais densos, com mais conteúdos e diversificados. Prender seu cliente com um post seu pode ser tarefa cada vez mais difícil, se ele não for relevante.

É neste momento que o estudo do seu público, seu comportamento e preferências são essenciais na hora de inserir-se na web. Construir conteúdo relevante, direcionando para o público certo, da forma certa, no horário certo é trabalho constante das agências de marketing de conteúdo. O resultado está, por exemplo, na forma como este texto chegou até você: Direcionamento correto e consciente.

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