Marketing de conteúdo: estratégia eficiente.

Marketing de conteúdo: estratégia eficiente.

 

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Reconhecer a importância de uma estratégia dinâmica de comunicação, tornou-se tema vital para instituições que demandam resultados sempre positivos. A percepção do marketing de conteúdo como influência poderosa e ao mesmo tempo sutil, comparado ao marketing tradicional, vem transformando a arquitetura da informação. O desenvolvimento inteligente deste método direcionado e valioso cria relevância viral e engajamento do público. Através de textos, gráficos e vídeos em diversas redes sociais, sites e blogs, abre-se a possibilidade de interações diretas com potenciais clientes.

Obviamente, o marketing de conteúdo não se propõe a subjugar a propaganda convencional, que acompanha esta tendência e adapta-se aos novos formatos de mídia que surgem a todo o momento. Portanto, coexistem perfeitamente. Marketing de Conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo útil e inovador, fidelizando os clientes para retornarem sempre. Empresas como a Microsoft, Kraft Foods, General Electric e Coca-Cola são exemplos de grupos que investem em comunicação diferenciada com seus consumidores. Porém, marketing de conteúdo não é exclusivo de grandes corporações. Estas ferramentas são acessíveis para todos. Só nos Estados Unidos e no Canadá, 93% a utilizam. No Brasil, já são 83% de empresas B2B (business to business― empresas que vendem para outras empresas) que adotaram este método.

Quando se fala em marketing de conteúdo, quer dizer atrair clientes através da intenção de entreter, educar ou criar alegria e felicidade durante o dia de alguém. Desta forma, concebe-se a conexão entre marca e pessoa. Além de promover a empresa, gera inúmeros benefícios para ambos e impulsiona o aumento da relevância da empresa em sites de busca como Google. Conforme estudo realizado pela Content Marketing Institute e Tracto Content Marketing (Benchmarks, Orçamentos e Tendências em empresas B2B 2014), esta realidade vem crescendo no Brasil. Sua evolução é sólida, consistente e este método é um meio efetivo de comunicação.

Além disso, esta prática também cria consciência da marca e, portanto, nos Estados Unidos e Canadá, tem sido a prioridade das empresas B2B há quatro anos. O investimento médio nesta ferramenta é de 30%. Aqui no Brasil, de acordo com a mesma pesquisa, três em cada dez empresas B2B brasileiras investem percentual superior a 24% neste método. Conteúdo de qualidade, estes que tocam o coração das pessoas e afetam positivamente a vida cotidiana, transformando e ajudando a construir um mundo melhor, são surpreendentes. Este é o segredo da comunicação integrada. Além da conexão e interação, a marca torna-se dinâmica e inovadora, aumentando seu valor e credibilidade.

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