O que minha empresa precisa para ter uma estratégia de Marketing Digital completa?

O que minha empresa precisa para ter uma estratégia de Marketing Digital completa?

Felizmente, muitos empreendedores já perceberam a importância que o meio online tem para promover ideias, propagar conteúdos e, claro, divulgar marcas e empresas. Entretanto, para ter uma presença digital realmente efetiva, que gere resultados relevantes para o seu negócio, é preciso ter uma estratégia de marketing digital muito bem delineada. E essa estratégia inclui objetivos claros e bem definidos, planejamento e cronograma de ações, escolha das ferramentas adequadas e mensuração constante das campanhas por meio das métricas certas.

É muita ingenuidade achar que, utilizando apenas algumas táticas isoladas de marketing digital, você fará a sua página bombar e terá muito retorno com ela. Mas também não adiantar fazer de tudo que achar conveniente sem ter um gerenciamento e conhecimento adequado das suas ações. É preciso encontrar uma sinergia, ter uma estratégia onde cada ação e ferramenta trabalhe de forma integrada para atingir os seus objetivos. Veja, a seguir, o que a sua empresa precisa para ter uma estratégia de marketing digital completa:

O blog é o pontapé inicial

O blog será o recurso principal que permeará as outras estratégias. Antes de criá-lo, um trabalho bem desenvolvido de SEO e marketing de conteúdo será necessário. O marketing de conteúdo nada mais é do que criar materiais ricos e relevantes para a sua persona — o seu público-alvo — a fim de atrai-la, instrui-la e convertê-la. Já o SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é a seleção de palavras-chaves adequadas para o negócio para tornar o seu conteúdo mais fácil de ser encontrado pelos buscadores.

Ter uma página para captar possíveis contatos, os tão desejados leads, então é de extrema importância para criar relevância e autoridade, independentemente do foco de atuação do seu empreendimento.

As redes sociais propagam as suas ideias

As redes sociais são essenciais para gerar engajamento, fazendo a sua audiência interagir de forma direta com a sua marca. Mas não é para sair criando um perfil da sua empresa em cada rede existente na internet e publicar coisas sem o menor planejamento e acompanhamento.

Antes de organizar a sua estratégia em mídia social, pense em onde o seu público-alvo está presente majoritariamente: é no Twitter? Facebook ou Instagram? LinkedIn? Ou no Pinterest? Escolha duas plataformas que tenham o melhor custo-benefício e que te trarão resultados com facilidade.

Invista nos links patrocinados

Os links patrocinados também devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital. Através dos anúncios, você consegue atingir com maior precisão os clientes interessados no que você está oferecendo, utilizando os recursos das palavras-chave.

O mesmo raciocínio das redes também cabe aqui: não é para fazer publicidade em qualquer ferramenta que achar conveniente. É preciso entender como as plataformas funcionam para que você estruture as suas campanhas a fim de gerar conversões acertadas. Por exemplo: para aqueles que têm um produto inovador ou diferenciado no mercado, não é tão interessante investir em Google Adwords inicialmente, uma vez que as pessoas nem sabem que aquele produto/serviço existe e não vão buscar por ele diretamente no Google. Antes de partir para essa estratégia, é necessário fazer análises de palavras-chave e planejar a melhor forma de captar as pessoas que procuram pela sua oferta sem utilizar o seu nome ou nome do seu produto diretamente.

O e-mail não morreu — e nem vai!

O e-mail ainda é uma ótima forma de manter e cultivar um relacionamento duradouro com os seus clientes e potenciais clientes. As estratégias de e-mail marketing são tão eficientes que, só para você ter uma ideia, cerca de 82% dos consumidores abrem e-mails de empresas, e clientes que recebem newsletter gastam aproximadamente 83% a mais do que os não cadastrados.

Entretanto, para se dar bem nesta estratégia, você precisa conhecer algumas boas práticas, fazer testes de conversão, desenhar um fluxo de nutrição bem ajustado e, claro, manter sempre um padrão de qualidade nos materiais, promoções e conteúdos que disparar para a sua lista de contatos.

Ações isoladas no ambiente online, como você viu, não servem de nada se não forem orientadas e trabalhadas em conjunto para alcançar o posicionamento que você deseja para a sua empresa. E aí, você já planejou uma estratégia de marketing digital para colocar em prática? Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog e deixe os seus comentários e dúvidas pra gente!

 

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