Utilize o design a favor da sua estratégia de marketing digital.

Utilize o design a favor da sua estratégia de marketing digital.

Hoje vou abordar, mais uma vez, o design como grande aliado da sua estratégia de marketing digital. Não posso omitir minha paixão pelo design, mas a verdade é que ele muda tudo quando falamos de engajamento e conversão, sendo um tópico que merece estar sempre em evidência quando buscamos otimizar os resultados dos esforços de marketing. Abaixo exponho algumas abordagens fundamentais de como utilizar o design a favor da sua estratégia de marketing digital.

O design para aumentar as conversões

Algumas boas práticas de design são indispensáveis para uma boa taxa de conversão, principalmente em landing pages. Não estamos falando apenas de cores e páginas bem desenhadas, é preciso atentar para os hábitos e instintos do usuário. Em uma LP, por exemplo, é preciso deixar claro para o visitante o caminho da conversão. Ou seja, existe apenas uma forma de sair dela, o botão de ação, que deve ser contrastado com o fundo e os demais elementos.

Além disso, crie textos em apenas uma coluna, sem menus (igual a um site, por exemplo) e um formulário de dados que peça apenas as informações que realmente são relevantes para o seu negócio.

Melhorando a experiência do usuário no seu site

Entrar em um site e não encontrar nada do que você espera é bem desapontador, não é mesmo? Acredite, o design pode resolver grande parte disso! A experiência do usuário ao entrar em uma página e encontrar tudo o que precisa é muito importante, e existem boas práticas e ferramentas de layout e posicionamento que podem ajudar muito nesse aspecto.

O primeiro ponto é dar destaque para o conteúdo, ele é o importante e, na maioria das vezes, é o que os visitantes procuram. Isso é feito através de caixas de texto e do uso de cores em contraste para organizar as informações.

Além disso, a navegação em sites e blogs é baseada na intuitividade do usuário — em ações que ele realiza em diversas plataformas, que já são familiares para ele. O design também procura manter essas ações iguais em diferentes sites. Seja através de um layout responsivo para o seu site ou um sistema de navegação de páginas intuitivo. É quase inacreditável, mas ainda acessos LPs que não funcionam direito no mobile.

Blogs diretos e fáceis de navegar

Um blog precisa ser simples. É preciso ter bons posts, um menu de categorias e uma barra de busca. O design correto em blogs ajuda o visitante a encontrar o conteúdo certo da forma mais rápida possível. Assim, o internauta vai visitar o seu blog continuamente e consumir o seu conteúdo simplesmente por saber que ali ele encontra tudo de forma rápida e fácil.

Além disso, aproveite para deixar visível campos para ele se inscrever na sua newsletter! Esse é o primeiro passo para gerar mais leads.

Deixando materiais ricos mais atraentes

Sempre que um visitante faz o download de um e-book, white paper ou infográfico, o conteúdo é o principal. Mas entregá-lo em um layout bonito e com uma organização bem pensada é a cereja do bolo (lembrando que, mais tarde, o cérebro utilizará esta cereja para associar o conteúdo à sua marca). Isso mostra cuidado da sua empresa em criar e desenvolver esse conteúdo, além de trabalhar para que o leitor tenha o maior entendimento possível daquele conteúdo.

O design é mais do que uma ferramenta para deixar as coisas bonitas. Ele possui função estratégica dentro do marketing digital, conduzindo sutilmente a percepção de quem visualiza cada conteúdo, potencializando conversões, visitantes e geração de mais leads!

Fique à vontade para utilizar os comentários para deixar suas dúvidas e sugestões. Ficarei feliz em ouvir e responder. Participe!

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